REGRAS BOLA 8


A modalidade de Pool Bola 8 é jogada com uma bola branca e 15 bolas coloridas.

1.1. As bolas coloridas são numeradas da seguinte forma:
a) de 1 a 8, as de cor lisa;
b) de 9 a 15, as de cores listadas.

1.2. As Bolas coloridas são colocadas no triângulo (artº 2º das Regras Gerais) com uma bola na marca de fundo e a bola 8 no centro e nos dois vértices, uma bola listada e uma bola lisa (conforme imagem). As restantes bolas serão colocadas de forma aleatória (ver na figura do lado, representadas pelas bolas de cor lilás).

2. A ordem de começo / saída da partida / set é determinada por tiragem à tabela, conforme o artº 1º das Regras Gerais.
2.1 Nas partidas / sets subsequentes a saída é alternada.
2.1.1. Por opção da organização - que tem de ser anunciada antes do inicio da prova - a saída nas partidas subsequentes pode pertencer sempre ao jogador que vencer a partida anterior.

3. A tacada de abertura é feita com a bola branca atrás da linha de partida art. 2º das Regras Gerais.
3.1. A saída é considerada válida quando é embolsada pelo menos uma bola colorida ou, no mínimo, 4 bolas tocam a tabela.
3.1.1. A não observância destas condições constitui falta, que permite ao adversário optar por:

a) aceitar a posição das bolas e iniciar a tacada;
b) iniciar a tacada colocando a bola branca atrás da linha de saída e jogar às bolas que estão além dessa linha;
c) executar nova abertura.
3.2. Embolsar a bola branca na tacada de abertura constitui falta de saída. Neste caso a mão passa ao adversário sendo a bola branca colocada atrás da linha de saída, em qualquer posição, só podendo serem tacadas as bolas que estão para além dessa linha.
3.3. Se a bola 8 for embolsada na tacada de abertura (ou saídas subsequentes), esta é recolocada (art. 7º das Regras Gerais) na marca de fundo e o jogador continua com a mão.

4. Após uma tacada de abertura legal é considerada a situação de "Mesa Aberta", o que significa que ainda não há grupos de bolas escolhidos.
4.1. Ao introduzir uma bola na bolsa anunciada, numa tacada legal, o jogador determina qual o grupo de bolas que a irá jogar.
4.2. A saída da mesa da bola 8 ou embolsada na situação de "Mesa Aberta" origina a perda da partida para o jogador.

5. Em cada entrada o jogador tem de atingir em primeiro lugar as bolas do seu grupo e/ou embolsá-la ou fazer com que a bola branca ou qualquer das bolas coloridas toque uma tabela. O não cumprimento desta norma é considerado falta.
5.1. O jogador mantém a mão sempre que embolsa bolas do seu grupo, numa tacada legal.
5.1.1. Se o jogador não introduzir a bola designada na bolsa para ela dirigida, a mão passa para o adversário.

6. Todos os golpes têm de ser anunciados. Apenas os lances óbvios dispensam esta formalidade. Só são considerados óbvios as bolas jogadas directamente a uma bolsa.
6.1 Fica ao critério do árbitro considerar que um jogador se "esqueceu" de anunciar a bola e/ou a bolsa com o propósito de fazer passar a mão sem cometer falta. Se assim acontecer, o árbitro obriga o jogador a continuar com a mão.
6.2. Tanto o árbitro como o adversário (através do árbitro) podem questionar qual a bola e a bolsa que o jogador se propõe tacar. Este é obrigado a responder e se não o fizer é considerado falta.
6.3. Golpes combinados e de carambola são permitidos desde que o jogador atinja em primeiro lugar uma bola do seu grupo. Estes golpes têm de ser previamente anunciados (ou seja, a bola e a bolsa visadas), caso contrário faz passar a mão.

7. A saída de uma ou mais bolas da superfície do jogo implica a situação de "Bola Branca na Mão" para o adversário, não sendo recolocadas na mesa.

8. Todas as bolas embolsadas em falta ou incorrectamente designadas / embolsadas não serão recolocadas passando a mão ao adversário.

9. Uma bola embolsada que ressalta para a superfície de jogo não é considerada embolsada e ficará no sítio onde se imobilizar.

10. Após cometer qualquer falta, nomeadamente as referidas no art. 5º das Regras Gerais), o adversário tem direito a "Bola Branca na Mão".
10.1. "Bola Branca na Mão" significa que o adversário pode colocar a bola branca em qualquer posição, na superfície do jogo, e tacar em qualquer direcção.
a) se a falta for cometida na tacada de abertura, a bola branca terá de ser colocada atrás da linha de partida e a tacada será dirigida sobre uma bola que se encontre à frente dessa linha;
b) se todas as bolas estiverem aquém da linha de partida, o árbitro colocará a bola que esteja mais perto dessa linha na marca central da mesa.

11. O jogador que, numa tacada legal, e depois de embolsadas todas as bolas do seu grupo, introduzir a bola 8 na bolsa designada vence o jogo.

12. O jogador perde o jogo:


a) quando introduzir a bola 8 em falta;
b) a bola 8 é introduzida juntamente com a última bola do seu grupo;
c) embolsar a bola 8 em bolsa diferente da designada;
d) embolsar a bola 8 sem ter terminado o seu grupo (excepto art. 3.3);
e) se na opinião do árbitro, jogar deliberadamente sobre uma bola do grupo do adversário; se o árbitro entender que o golpe não foi deliberado, pode considerar apenas falta "Bola Branca na Mão" para o adversário.
 
 

 

 

 

 




Empresa comprometida com o Meio-Ambiente...
leia mais

 

© . Partners Solutions Technologys. Todos os direitos reservados.